Quando o assunto é história, o Rio Grande do Norte tem o seu valor na tradição mais intensa do nordeste brasileiro. A Vaquejada de Santana do Matos é um bom exemplo da dedicação daqueles que honram os costumes da sua terra. Já são 49 edições em mais de meio século de orgulho por fazer a festa mais tradicional do estado. Em 2023, Zé Vivane, Sílvio Eduardo e um grande time de abnegados pela vaquejada vivem a expectativa de promover uma das maiores edições deste evento que aquece o sertão potiguar. Para os vaqueiros serão R$ 65 mil em prêmios e a pontuação válida para os rankings Cavalo Atleta Jornal do Vaqueiro e Ranking Nacional ABVAQ.
A programação começa já na quarta-feira, 19, com uma missa de ação de graças e a abertura oficial da festa, a partir das 18h. Na quinta-feira, a partir das 7h, será iniciada a classificação com os vaqueiros de todas as categorias. Na sexta-feira, a prova recomeça no mesmo horário e a partir das 16h serão iniciadas as palestras com Dra. Carol Barbalho e Dra. Jéssica Rodrigues.
No sábado será repleto de emoções porque serão iniciadas as disputas das categorias Derby e Feminino, logo após a classificatória que começará às 7h. O domingo também será marcado por grandes vibrações na pista do Parque Manoel de França Assunção. A primeira disputa será com os competidores das categorias Master e Jovem formando um encontro de gerações. Depois será a vez do Aspirante e por fim a categoria Aberta.
A transmissão da prova é exclusiva pelo Canal do Cavalo.