Notícias


03/12/2015 Geraldo Júnior
Audiência debate a vaquejada como Patrimônio Imaterial

Mais um avanço da Vaquejada brasileira foi oficializado nessa última terça-feira, 01, em uma audiência pública conjunta realizada pelas Comissões de Constituição e Justiça e Meio Ambiente, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. De iniciativa da Associação Brasileira de Vaquejada – Abvaq - e órgãos regulamentadores, o esporte que mais representa a cultura nordestina conseguiu a aprovação do Projeto de Lei dentro da Casa que torna a prática como um patrimônio imaterial do Brasil.

“Isso representa um passo importantíssimo na regulamentação da atividade como esporte, pois a Constituição Federal protege as manifestações culturais e, além disso, garante o incentivo ao desenvolvimento de tais atividades, de modo que, o que nos resta é demonstrar que queremos avançar, regulamentando-a como esporte para garantir a proteção a todos os envolvidos”, afirmou Leonardo Dias, Diretor Jurídico da Abvaq.

A audiência foi presidida pelos deputados Arthur Lira (Alagoas) e Átila Lira (Piauí). Outros parlamentares também expuseram suas opiniões a favor da Vaquejada. Capitão Augusto (São Paulo) e Efraim Filho (Paraíba) foram incisivos em seus argumentos. O próximo passo agora será a votação no Senado Federal e com mais um resultado positivo, a Vaquejada passa a fazer parte, em lei, da cultura brasileira.

Estiveram presentes ainda os representantes do Rodeio de São Paulo, Rodeiro Crioulo e da Vaquejada, que foram indicados pela ABVAQ e ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.