Sergipe: A casa da Vaquejada da ABQM.
Das 22 versões do Potro do Futuro e Campeonato Nacional, oito delas foram realizadas na cidade de Lagarto (SE)
Desde a criação pela ABQM em 2003, dos dois primeiros campeonatos oficiais de Vaquejada: o Potro do Futuro e Campeonato Nacional, realizados de 3 a 5 de outubro no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE), a hegemonia passou a pertencer ao estado de Sergipe, mais diretamente para a cidade de Lagarto, com oito eventos.
E tudo começou em 2013 quando o Parque Zezé Rocha foi palco do 11º evento, sendo realizado de 3 a 6 de outubro. E depois de quatro anos, em 2017, entrou em cena o Parque das Palmeiras, localizado a apenas 75 km da capital Aracajú, tornando-se o maior complexo equestre e social da região Nordeste, reunindo em uma área superior a 70 hectares o Haras Fábio José, o Parque das Palmeiras de Vaquejada e o luxuoso Espaço Multieventos FJ Ringo. Todas estas bem-feitorias foram idealizadas e construídas pelo criador e empresário Geraldo Majella, que foi o grande anfitrião no período de 22 a 26 de novembro com a realização do 15º Potro do Futuro e Campeonato Nacional, recepcionando quartistas vindos de vários estados brasileiros. No ano seguinte (2018), o recinto foi escolhido novamente pela ABQM para ser sede do 16º evento.
Com exceção de 2019, onde estes dois campeonatos foram realizados no Parque Terra de Santa Fé, em Gravatá (PE), de 2020 até o atual ano de 2024, ocorreram grandes atualizações em várias áreas do complexo, principalmente em relação a construção da pista de provas com uma confortável Arena Coberta, proporcionando o total bem-estar tanto para os conjuntos participantes, para os bovinos e, também, aos milhares de visitantes.
Dados deste 22º Potro do Futuro e Nacional
Segundo números levantados pelo Departamento de Esportes da ABQM, plantéis destes 16 estados: AC, AL, BA, CE, DF, MA, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, SE, SP e TO foram responsáveis por realizarem 1.547 inscrições, trazendo 1.292 animais e que entraram em competição conduzidos por 645 vaqueiros. São dados que apontam um crescimento em relação aos eventos do ano passado em aproximadamente 9,5%, além da distribuição de fivelas, troféus e mais R$ 1 milhão em premiação.
Em busca dos almejados títulos de campeões entraram em pista nesta segunda-feira, 18, e que travarão acirradas disputas até o domingo, 24 de novembro, os conjuntos do Potro do Futuro das classes: Aberta, Pro Light, Amador e Amador Light e, pelo Campeonato Nacional: Aberta, Pro Light, Aberta Castrado, Amador, Amador Light, Amador Master, Amador Castrado, Jovem e Feminino.
Por: Abdalla Jorge Abib