Notícias


04/07/2016 Gabriel Souza
Vaquejada pode virar patrimônio cultural, mas depende do seu voto
O site do Senado Federal disponibilizou para consulta um projeto de lei que pretende transforma o Rodeio, a Vaquejada, e suas respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.
 
O texto é de autoria do Deputado Federal, Capitão Augusto (PR / SP), e considera patrimônio imaterial do Brasil, a montaria, prova de laço, três tambores, além de competições típicas, como a Queima do Alho, o concurso do berrante, e as apresentações folclóricas e de músicas de raiz.
 
A proposta chega em um bom momento, a vaquejada está se reinventando, com os protetores de cauda para boi, e reafirmando seu compromisso com o bem-estar dos animais. 
 
Até o momento o portal do Senado registrou 6361 votos a favor, e 1445 votos contrários ao projeto de transformar o rodeio, e a vaquejada em patrimônio imaterial do país.    
 
Ainda é possível opinar enquanto a matéria tramita no Senado, para votar, basta acessar o site: http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125802