A 3ª etapa Copa Potiguar de Três Tambores desembarcou no Parque Paulo Barbalho, em Goianinha/RN, e agitou a região Agreste do Rio Grande Norte no último sábado (30). A prova aconteceu dentro da Feira Agropecuária (Fenagreste) promovida pelo Governo do Estado. De acordo com Kalyny Machado, organizadora da etapa, unir os dois eventos atraiu mais adeptos para o esporte de Três Tambores no RN. “A estratégia de realizar a prova junto com a Fenagreste fomentou o esporte no estado. ”, afirmou.
Oficializada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a prova de três tambores exige habilidade, precisão e velocidade dos competidores. Na cerimônia de abertura, emoção e expectativa se misturaram, ao som do hino nacional. Para Anna Dias, representante do Haras MDias, a etapa superou todas as expectativa e bateu o recorde de senhas da Copa Vetnil. Anna Dias se sagrou campeã da Categoria Amador, e conquistou outras cinco classificações nas Categoria Amador e Feminino, ficando, inclusive, em 1º Lugar na ABQM (amador) e 1º Lugar da ABQM (feminino). A campeã da Categoria Feminina, Kalyny Machado, também deu show na sela, e fez importantes marcas, conquistando outros quatro prêmios.
Correndo na casa dos 18,400 segundos, Jalmir Gomes se sagrou campeão da Categoria Aberta, e bateu o recorde da pista, montando a égua Karol Rick Leo, de propriedade do Haras da Felicidade, em parceria com o Haras MDias.
A união dos Três Tambores com a Vaquejada, também tem sido importante para tornar o esporte mais popular no estado. A festa em Goianinha lotou o Parque Paulo Barbalho, entrando para a história da cidade. “O resultado da etapa foi muito satisfatório e o público realmente aplaudiu o evento. ”, comemorou Kalyny Machado.
A prova que reúne os melhores competidores do Estado, e arrasta o público por onde passa, já tem novo destino. A 4ª etapa acontece dia 19 de setembro, no Rancho LM, em Nizia Floresta.
Fotos: Rodolpho Bryan