A disputa na final do Circuito ANQM, categoria Amador, contou com a presença dos 40 melhores pontuados da temporada. Pela lógica, os primeiros colocados entrariam na pista como favoritos. Mas o Bryan Líder, que estava a vinte colocações da liderança, comprovou a democracia da final do Circuito ANQM e na sela de André Nóbrega, o título de campeão da categoria Amador foi para o filho do Líder da SM, em mãe Blaze Bryan.
O título do Bryan Líder foi extremamente disputado com o garanhão Playboy Nu Bar (irmão do cavalo Clandestino) na sela de Paulo Neto. Na noite anterior, o Playboy havia sido campeão na categoria Aberta com o vaqueiro Flávio Saraiva.
Foram seis rodadas intensas, porém na quinta rodada, o vaqueiro Paulo Neto viu o título da grande final bem próximo da equipe do Parque Dedé Justino. A apresentação de André Nóbrega tinha recebido nota zero, já que ele havia puxada o boi e o animal havia caído após a segunda marca da cal.
Foi quando Paulo Neto entrou na pista firme rumo a título, entretanto não conseguiu enrolar o protetor de cauda na sua mão esquerda e o boi passou pelas faixas tranquilamente de pé.
Na rodada seguinte, André Nóbrega e Bryan Líder não perdoaram. O vaqueiro do grupo Nóbrega e Dantas, que contou com a esteira de Wagner Pignataro, percorreu grande parte da extensão da pista do Parque São José já com o protetor firme na mão direita. A partir daí foi só esperar o Bryan Líder abrir nas faixas e confirmar o valeu boi. Paulo Neto ainda retornou para mais uma chance, mas voltou a não obter êxito na puxada e cravou mais um zero na sua ficha.
Após as comemorações do vaqueiro André Nóbrega foi dado início a cerimônia que marcou a abertura da disputa da categoria Aberta.
foto: Felipe Photos