Nessa quarta-feira (31), será o dia mais importante para a história da Vaquejada e os esportes equestres no Brasil. Está previsto para ocorrer no Plenário da Câmara dos Deputados o 2º turno da votação da PEC 304, a Proposta de Emenda à Constituição que regulamenta a Vaquejada e todas as práticas equestres.
A proposta que acaba com os entraves jurídicos para a realização das vaquejadas no Brasil foi aprovada sobretudo com votos de deputados do Nordeste e do Norte do País.
Favorável à vaquejada, o deputado Alberto Filho (PMDB-MA) destacou que só é contra quem desconhece a atividade. O deputado Domingos Neto (PSD-CE) disse que o objetivo da PEC é aprovar a regulamentação de uma nova vaquejada, com novas regras. “Uma vaquejada com protetor de cauda, proteção maior para o cavalo, com uma nova cama de areia, garantindo proteção ao animal”, disse.
Já o líder do PDT, deputado Weverton Rocha (MA), convidou quem não conhece a vaquejada para ir ao Nordeste. “A prática da vaquejada e os circuitos geram emprego, renda e trazem entretenimento a essas regiões. Muitas práticas que representavam maus-tratos já não existem mais”, afirmou.
Com informações da Agência Câmara