Os dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro entrarão para a história do esporte do Vaqueiro. A Associação Brasileira de Vaquejada realizará no Parque Bemais, na cidade de São Miguel de Taipu-PB (há 50 km de João Pessoa), a sua primeira grande Vaquejada. O leilão ABVAQ, no dia 08, também marcará este momento histórico, assim como a realização do prêmio Melhores do Ano, o Oscar deste esporte. A premiação será de R$ 150 mil e a classificação da prova receberá a pontuação do Campeonato Portal Vaquejada.
Para o presidente da ABVAQ, Paulo Fernando Filho “Cuca”, este é o momento de concretizar o momento da Vaquejada. “ Vamos nos reunir para festejar a consolidação do nosso regulamento, do Bem-Estar animal, da conscientização de Vaqueiros, Promotores de Eventos, Criadores e Profissionais de Trabalho, que seguem as orientações, não apenas da ABVAQ, mas de todos os órgãos que defendem o futuro do nosso esporte.”, pontuou Cuca.
A Vaquejada da ABVAQ também servirá como um workshop para os demais promotores de competições que desejam tirar suas dúvidas e ver na prática o funcionamento de uma prova obedecendo todas as exigências da principal instituição do esporte. “ Muitas vaquejadas já estão recebendo a chancela da ABVAQ e isso é um avanço. Mesmo assim, vamos reunir os amigos para conversar, debater e receber sugestões, que possam melhorar ainda mais a nossa Vaquejada. Em várias partes do Nordeste existem pessoas experientes que podem nos ajudar.”, explicou Cuca.
Outro ponto importante deste evento promovido pela Associação Brasileira de Vaquejada é que este será o primeiro passo para a realização do primeiro Campeonato Nacional da ABVAQ. Segundo o presidente, o certame já dever acontecer em 2018 e deve reunir os melhores competidores de cada estado.