Notícias


16/11/2017 Geraldo Junior
CPV se pronuncia após polêmica com Valter Xavier

A organização do Campeonato Portal Vaquejada se pronunciou por meio de nota, após a polêmica envolvendo a disputa da última etapa, em que houve suspeita de favorecimento. No caso, a diretoria do CPV decidiu anular os pontos ganho do vencedor, Valter Xavier. Confira a nota:

 

Conforme denúncia realizada na última etapa do Campeonato Portal Vaquejada, ocorrida no Parque Milanny, Cidade de Caruaru/PE, onde na oportunidade disputavam o 1º Lugar quatro duplas, sendo os competidores Valter Xavier, Robertão, Vanderi Xavier e Gordo Acauã, passamos a analisar o seguinte caso:

Consta na presente denúncia a atitude antidesportiva dos vaqueiros Robertão e Vanderi Xavier que beneficiou o vaqueiro Valter Xavier, sendo declarado campeão da Etapa Portal, que na oportunidade passaria a liderar o Campeonato Portal Vaquejada.

A diretoria do campeonato portal em hipótese alguma tem responsabilidade sobre a atitude dos competidores com relação a manipulação de resultados com a finalidade de beneficiar qualquer que seja o competidor envolvido na denúncia.

O campeonato é regido por um regulamento único onde todo e qualquer competidor é informado no ato da realização de sua inscrição na competição nacional, devendo obedecer às regras do CPV e do regulamento geral da ABVAQ.

As atitudes que afrontam o regulamento e os bons costumes dentro da área de competição, são terminantemente proibidas, sob pena de desclassificação e perda dos pontos adquiridos na etapa conforme o art. 9, parágrafos 2º e 3º do regulamento do CPV.

Ademais, todo e qualquer competidor ou chefe de equipe que se sentir prejudicado, terá o prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados, sob pena de preclusão da referida pretensão, conforme o art. 12, parágrafo único.

No caso em análise, foram ouvidos os fiscais de pontuação, testemunho de juízes e integrantes de comissão alternativa, além da análise minuciosa das imagens fornecidas pelo vaquemóvel, a diretoria do Campeonato Portal, resolve diante das provas evidentes de atitude antidesportiva, como forma de transparência e de se fazer valer o regulamento, anula os pontos da referida Etapa do Parque Milany, dos competidores envolvidos na denúncia, Valter Xavier, Vanderi Xavier.

Fica também anulada a pontuação dos animais classificados envolvidos e as respectivas equipes, como forma de garantir a transparência, igualdade na competição e acima de tudo a preservação dos bons costumes e da lealdade esportiva dentro do Campeonato Portal Vaquejada, onde se preserva a vitória dentro das pistas de competição sem a influência e manipulação do resultado, com a finalidade de obtenção de vantagens a qualquer que seja o competidor.