A disputa da categoria Amador com cara de Profissional. Cavalos de excelência, vaqueiros com precisão e uma boiada sem defeitos. Assim foi o embate entre as 119 senhas classificadas para final. Na rodada que definiu os competidores contemplados com a premiação e troféus da categoria, o vaqueiro Maguila alegou estar machucado e cogitou-se a possibilidade dele ser substituído por César Filho. Mas Benezinho, entre dos doze envolvidos na final, não aceitou. Maguila seguiu na disputa e ainda fez valer mais dois bois. Em uma das apresentações, ele precisou se ajudado para sair da arena.
Na rodada seguinte, Maguila perdeu o boi, mesmo assim ele já tinha conquistado toda a torcida presente no parque que o aplaudiu de pé. Sua dedicação e força de vontade para seguir competindo comoveu a todos. “ Mesmo sentindo muita dor, continuei correndo. Meus amigos e a galera daqui de Macaíba me aplaudiram, mesmo eu perdendo. Vaquejada é assim mesmo. Era pra ter ganhado, mas foi mesmo que eu ter ganho o primeiro.”
A disputa seguiu e na última rodada, apenas as duplas Felix Barros X Bruno Barros e Benezinho X Raphael Fernandes continuavam fazendo valer os bois. Por fim, eles decidiram dividir a premiação do primeiro e segundo lugar.