A temporada 2019 começou com tudo para uma equipe da cidade de São Paulo do Potengi-RN. O primeiro vaqueiro a comemorar foi José Carlos, da equipe Mercadinho São José, que venceu na disputa campeão dos campeões de 2018 e a primeira etapa da categoria Master Light, na etapa de abertura da Assovarn, no Parque Duda Marinho, em Monte Alegre-RN. Em seguida, Messias Soares voltou a dar orgulho a sua cidade e foi campeão da categoria Aspirante, também pela primeira etapa de 2019. Um detalhe em comum nos dois competidores é que eles montaram o mesmo animal de puxar. O cavalo Cabrito fez bonito na boiada.
Na disputa da categoria Aspirante, Messias chegou perto de perder o título por um simples detalhes. O babicacho do seu capacete se partir durante a viagem até a zona de pontuação da pista e no momento da puxada, ele estava sem o capacete. O juiz deu zero, mas a comissão reavaliou a apresentação e o boi voltou válido.
Dos seis finalistas da rodada do título, apenas Messias Soares e seu esteira Alexandre Herculano fizeram valer o boi. “Eu agradecer a Zé Carlos, porque meu cavalo está na clínica com cólica, ele cedeu os animais dele para a gente correr a primeira etapa do circuito Assovarn.”, destacou Alexandre.
Messias Soares repetiu as palavras do primo e esteireiro agradecendo o amigo Zé Carlos por ter emprestado o cavalo Cabrito. Ele também saudou a todos da cidade de São Paulo do Potenti-RN. “Só tenho a agradecer a Deus. Minha primeira vez na Assovarn e já sou campeão. Começamos com o pé direito.”, destacou Messias que venceu com sua puxada de esquerda.